terça-feira, 3 de janeiro de 2023

Iceberg dos Espaços Liminares - Camada 1: The Valley (pt.1)

Olá meus caros, como está indo a semana?

Estou aqui com a primeira postagem da nossa série acerca do Iceberg dos Espaços Liminares e hoje abordaremos o primeiro tópico: as backrooms.


As backrooms estão logo na primeira camada do Iceberg, denominada The valley, e são sempre lembradas quando se fala em Espaços Liminares. As duas coisas surgiram praticamente juntas. Muitos de vocês provavelmente já conhecem esse conceito e tudo relacionado a ele (ou pelo menos conhecem o básico), mas para aqueles que não conhecem, as backrooms surgiram há um tempo na internet, cerca de dois anos ou três creio eu, e de lá para cá esse fenômeno só foi crescendo em popularidade. Todo o conteúdo relacionado a ele na época se resumia à imagem abaixo, que vinha acompanhada da seguinte descrição:

''Se você não for cuidadoso e sair da realidade nas áreas erradas, acabará nas Backrooms, onde nada mais é do que o fedor do velho carpete úmido, a loucura da imensidão mono-amarela, o interminável ruído ao fundo de luzes fluorecescentes no máximo zumbido e aproximadamente seiscentos milhões de milhas quadradas de salas vazias segmentadas aleatoriamente para se ficar preso.

Deus o salve se você ouvir algo vagando por perto, porque com certeza esse algo o ouviu.'''




Essa foto viralizou e, em pouco tempo, já circulava por toda a internet. Ela estava em todo lugar: no Youtube, nos fóruns e chans, redes sociais, enfim, todo mundo falava e fala ainda desse negócio, sobretudo os produtores de conteúdo que trabalham com a temática do terror. As backrooms são basicamente um ‘’mundo paralelo’’, uma ‘’dimensão alternativa’’, composta por INFINITOS NÍVEIS e não é só isso: os níveis são habitados por diversas CRIATURAS e ENTIDADES, algumas perigosas e letais, outras pacíficas.

Desde que surgiu, as backrooms têm se tornado cada vez mais um grande fenômeno, alcançando muitas pessoas, que foram ‘’expandindo’’ esse universo, adicionando muito conteúdo, conteúdo que vai muito além daquela foto e descrição que apareceu aleatoriamente num dos chans internet afora. Criaram novas criaturas/níveis, os catalogaram, descrevendo suas características, o ambiente de cada nível, o modo de agir de cada entidade, suas fraquezas, potencialidades, modo e grau de sobrevivência, enfim, foi se criando uma lore muito rica, complexa e interessante que explora muitos conceitos além daquele terror (um pouco ‘’batido’’, talvez) constituído por uma simples foto de um lugar qualquer mal iluminado aparentemente ‘’assustador’’. Imagina um filme das backrooms? Uma HQ? Série de desenho animado? Jogos ainda mais bem feitos, além daqueles que já temos? Tem informação de sobra para isso e poderia ser MUITO BOM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário