quarta-feira, 21 de dezembro de 2022

Espaços Liminares na Cultura POP #3 - Anemoiapolis: Chapter 1

Os jogos são uma das mídias nas quais toda essa ''subcultura'' da internet está mais presente, existem atualmente no mercado muitos jogos, sobretudo os de terror, que exploram esse conceito. Alguns são bons, outros ruins ou medianos e hoje vou abordar um deles de forma breve aqui na seção sobre a Cultura POP. 

O game chama-se ''Anemoiapolis: Chapter 1'' e está para ser lançado em breve na plataforma Steam. Esse jogo ainda não está concluído, periodicamente irão surgindo novas atualizações até que se chegue ao produto final (algo que aconteceu com jogos como ''Hello Neighbour'', por exemplo), sendo, como o próprio nome diz, somente o ''capítulo 1''. Até onde eu vi, não há nada de ''extraordinário'' no game, fora os belos gráficos: você só fica andando pelos cenários vazios de desertos, piscinas e outros espaços liminares, sem nenhum monstro, criatura, espírito ou algo assim que te dê breves jumpscares ou que você tenha que enfrentar, não há nenhum ''ser sobrenatural'' te perseguindo, apesar do jogo, pela sua atmosfera, te sugerir que algo assim vá acontecer quando você virar à esquerda ou à direita no fim de um corredor qualquer. Essa é a ''magia'' dos espaços liminares, apesar da falta desses elementos fazerem o jogo parecer um mero ''simulador sem graça'', do qual se cansa ou enjoa rapidamente (e muita gente tem ''preconceito'' com simuladores, muitos são ruins mesmo).

O máximo de mais ''complexo'' que há no game até o momento são alguns puzzles espalhados pelas salas e túneis que o jogador vai ter que resolver ao longo da gameplay para avançar, mas não é nada de mais. Além disso, alguns cenários são verdadeiros labirintos, principalmente as áreas de piscina, e o jogador vai ter que ter muita paciência para vencer esses obstáculos e chegar ao fim. O jogo ainda não está completo, como já mencionado, por isso não possui uma gameplay muito complicada, é relativamente rápida a sua conclusão. Agora, se você quiser apreciar melhor aquela sensação que os espaços liminares trazem, talvez você demore um pouco mais em cada ambiente ao invés de simplesmente seguir em frente. Esse jogo é muito bom para transmitir esses sentimentos, pelo fato de ele ser em primeira pessoa e os gráficos serem realmente bons: você é inserido no ambiente e sente como se estivesse ali de fato (a ''imersão'' é mais ''intensa'' e até ''aterrorizante'' se o jogador tiver fobias como a ''Talassofobia'' ou a ''Megalofobia'', inclusive).

Bem, ainda não se tem muitos detalhes sobre a história (que acredito que não se revelará muito complexa), até agora sabemos que estamos na pele de um personagem que acidentemente cai numa espécie de buraco ao caminhar por deserto de grama verde (muito parecido com aquela foto de pano de fundo do antigo Windows XP, só que mais ''realista''). Esse buraco dá num grande ''parque aquático'' subterrâneo com inúmeras salas de piscina, banheiros e vestuários.

Por fim, você pode conferir abaixo algumas fotos dos cenários do jogo, mas recomendo você jogá-lo (na Steam ainda está para lançar) para ter uma melhor experiencia quanto à liminaridade e à própria sensação de  anemóia (conceito do qual deriva seu nome).


Uma das capas do jogo.






Essa salinha me deu uma sensação de ''claustrofobia'' e de ''paranoia'' que eu vou te falar...










Vestiários e banheiros.



É isso, vou ficando por aqui, amigos. O desenvolvedor do game é o Andrew Quist, vocês podem acessar o site dele aqui 👉 https://andrewq.myportfolio.com/anemoiapolis






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